top of page
Cartões Postais vintage

No nosso blog

EXPLORAMOS A HISTÓRIA

A arte milenar da cerâmica: uma forma de expressão e terapia


umas mãos a esculpir algo no barro
cerâmica uma forma de expressão e terapia

A cerâmica tem-nos acompanhado há milhares de anos. É frequentemente descrito como um evento significativo na evolução humana.

Existem estatuetas de barro datadas de há 30 mil anos. A produção dos primeiros vasos de cerâmica iniciou-se há cerca de 20 mil anos. Para termos uma ideia, cada descoberta arqueológica encontra restos de cerâmica que ajuda a moldar a nossa ideia sobre a maioria dos aspetos da vida e da história humana. Desde a época, etnia, comércio, ocupação, características arquitetónicas, complexidade social, nível tecnológico, género, idade, atividades culturais, crenças funerárias e religiosas, etc. Quase todos os aspetos da cultura e do comportamento humanos, podem ser determinados pela descoberta da cerâmica.


A argila é o elemento mais acessível aos humanos na Terra, motivo pelo qual nos acompanha ao longo da história. Tem sido nossa aliada na produção de objetos do cotidiano e na criação expressiva e artística. Mas testa-nos, porque requer paciência, perseverança e vontade.


Para além dos benefícios práticos pelos objetos de utilidade criados e também pela sua utilização como vertente artística, o barro também nos oferece inúmeros benefícios terapêuticos. Ele é sensível ao toque, sendo um material ideal para desencadear sensações tácteis. Também estimula o movimento físico, não só dos olhos, mas também dos músculos e tendões. Trabalhar com o barro requer movimento que estimulam impulsos nervosos. Isso ativa funções cognitivas e psicológicas. Desta forma, permite a expressão de emoções e tem um efeito emocionalmente catártico.


"O mesmo sol que derrete a manteiga endurece o barro." Este é um proverbio indiano onde o Sol é usado num sentido metafórico e pode ser visto como as condições de vida às quais estamos expostos e como elas nos influenciam, tornando-nos demasiado duros ou demasiado permissivos perante as circunstancias com que nos deparamos.

É importante encontrar um espaço harmonioso, onde nos permitamos compreender o equilíbrio entre as nossas emoções.


Nesta busca, podemos encontrar na cerâmica uma forma de expressão e terapia, um cúmplice que nos acompanhe durante esse processo.


Mexer na argila ajuda a:

1 Regular emoções

2 Desenvolver resiliência emocional

3 Aliviar o stress e a depressão

4 Desenvolver habilidades cognitivas

5 Promover a autoconsciência e a aceitação


Contribui assim, para o equilíbrio do corpo e da mente.


.




Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


Destaques
Arquivo
Pesquisar palavra chave
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
  • Pinterest
bottom of page