7 TIPOS DE RELÓGIOS E O SEU APARECIMENTO
As várias formas de ver as horas
Não se sabe ao certo a data nem o local do aparecimento dos primeiros relógios, mas vamos descobrir outros e quais os tipos.
1 – Relógio de Sol ou horológios:
Usados pelos egípcios e babilónicos, mediam a passagem do tempo pela observação de uma sombra que marcava a posição do Sol numa escala numérica. Hoje em dia os mais usados são os de Jardim.
2 - Relógios de água ou Clepsidras:
Surgiram na Judeia, mais ou menos em 600 A.C., trata-se de um dispositivo movido a água, que funciona com o auxílio da força da gravidade. O tempo decorrido para o esvaziamento do depósito de água corresponde, em média, sempre ao mesmo período de tempo. Pode ver a nossa Clepsidra.
3 - Relógios de Areia ou Ampulheta:
Surgiram sensivelmente no mesmo período dos relógios de água. É constituída por duas bolhas de vidro que comunicam entre si por um pequeno orifício que deixa passar uma determinada quantidade de areia de uma bolha para a outra. O tempo decorrido para uma bolha se esvaziar corresponde, em média, sempre ao mesmo período de tempo.
4 - Relógios de Bolso:
Surgem por volta de 1500 na cidade de Nuremberg, onde Peter Henlein fabricou o primeiro relógio de bolso. Com um complexo mecanismo mecânico que vem a ser o percursor de muitas outras invenções mecânicas. Permitia estar em funcionamento durante 40 horas.
5 - Relógios de Pêndulo:
Surge o primeiro em 1656, na cidade de Haia, Holanda, pelas mãos de Christiaan Huygens. Baseia-se nos estudos de movimento de um pêndulo por Galileu Galilei. É um mecanismo que mede o tempo baseado na regularidade da oscilação (isocronismo) de um pêndulo.
6 - Cronômetro ou Temporizador:
O termo chronometer foi usado por Jeremy Thacker de Beverley, em 1714 na Inglaterra , com a sua invenção de um relógio instalado numa câmara de vácuo, para criar uma navegação mais precisa. Serviria para medir a longitude.
7 - Relógio de Pulso:
Surge em 1814, criado pelo relojoeiro Abraham Louis Breguet, por encomenda da princesa de Nápoles, Carolina Murat, irmã de Napoleão Bonaparte. Era um adereço feminino, que foi mais tarde popularizado entre os homens pelo aviador Santos Dumont e que ganhou um lugar definitivo com a 1ª Guerra Mundial, pela sua praticidade
Pode consultar na nossa coleção de Aparelhos, outros relógios que temos disponíveis e se tem interesse em temáticas relacionadas com equipamentos, dê uma vista de olhos no nosso artigo com Curiosidades da rádio Por fim, aconselhamos uma visita ao Museu do Relógio em Évora. Até Breve!!
Comentarios